Oscar terá novas regras de representatividade e diversidade
Nesta última terça (08), a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou algumas novas regras e requisitos para as indicações ao Oscar, passando por temas de representatividade e diversidade dentro dos indicados. Elas já vão valer para 2022, mas só em 2024 serão obrigatórias.
“Acreditamos que esses padrões de inclusão sejam o catalisador de uma mudança duradoura e essencial na nossa indústria.”, disse David Rubin, o presidente da Academia, ao lado de Dawn Hudson, a CEO da mesma.
Confira as novas diretrizes:
Esquema A: representatividade de temas e narrativas na tela (1 de 3 critérios necessários):
- A.1: Pelo menos um dos atores principais ou coadjuvantes de destaque deve pertencer a uma etnia ou grupo racial pouco representado (asiático, latino/hispânico, negro, nativo-americano, norte-africano, nativo havaiano).
- A.2: Pelo menos 30% de todo o elenco em papéis secundários ou menores devem pertencer a dois grupos pouco representados (mulheres, grupos raciais ou étnicos, LGBTQI+, pessoas com deficiência física ou cognitiva).
- A.3: A história principal, tema ou narrativa deve ser centrada em um grupo pouco representado.
Esquema B: Liderança criativa e equipe do projeto (1 de 3 critérios necessários):
- B.1: Pelo menos dois membros da liderança criativa e chefes de departamento – diretor de elenco, cinematógrafo, compositor, figurinista, diretor, editor, cabelereiro, maquiador, produtor, designer de produção, decorador de set, editor de som, supervisor de efeitos visuais, roteirista – devem pertencer a um grupo pouco representado e pelo menos uma posição deve pertencer a uma etnia ou grupo racial pouco representado.
- B.2: Pelo menos seis membros da equipe (com exceção de Produtor Associado) devem pertencer a um grupo pouco representado.
- B.3: Pelo menos 30% da equipe técnica inteira deve pertencer a um grupo pouco representado.
Esquema C: Acesso à Indústria e criação de oportunidades (ambos critérios necessários):
- C.1: O produtor ou distribuidor do filme deve financiar aprendizado/estágio remunerado para pessoas de grupos pouco representados; grandes estúdios devem ter presença substancial de aprendizes/estagiários assalariados de grupos pouco representados na maior parte dos departamentos (desenvolvimento/pré-produção, produção presencial, pós-produção, música, efeitos visuais, aquisições, administração, distribuição, marketing e publicidade); estúdios pequenos e independentes devem ter pelo menos dois aprendizes/estagiários assalariados de grupos pouco representados (pelo menos um de um grupo étnico ou racial pouco representado) em pelo menos um dos departamentos
- C.2: A companhia responsável pela produção, distribuição e financiamento do filme deve oferecer oportunidades de emprego ou capacitação para pessoas de grupos pouco representados.
Esquema D: Desenvolvimento com o público:
- O estúdio tem executivos sênior de grupos pouco representados (pelo menos um de um grupo étnico ou racial pouco representado) em suas equipes de marketing, publicidade e distribuição.
Fonte: Omelete
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